Bolo de aniversario

09:02 Posted In , Edit This 4 Comments »


Ingredientes para a massa: PAO DE LO

10 gemas
2 ovos inteiros
160 grs de acucar
100 grs de farinha

comece por juntar as genas com os ovos e o acucar e bata muito bem ate ficar um creme fofo.Junte a farinha peneirada e envolva muito bem sem bater,so envolvendo.Unte e polvilhe uma forma sem buraco e leve ao forno medio 25 minutos.Apos assado desenforme e deixe arrefecer completamente.

Recheio do bolo:CREME DE CHOCOLATE COM AMENDOAS

200 grs de chocolate de culinaria
2 colheres de cha de manteiga
100 ml natas
80 grs de amendoa picada

Leve as natas ao lume num tachinho,tendo o cuidado de nao as deixar ferver,coloque o chocolate partido em pedacos, a amendoa e a manteiga,va mexendo ate todo o chocolate derreter.Assim que esteja um creme homogeneo,retire e reserve.

Cobertura do bolo:DOCE DE OVOS

350 ml de agua
200 grs de acucar
10 gemas
essencia de baunilha ( cerca de 2/3 gotinhas )

leve a agua ao lume a ferver com o acucar e a baunilha.Assim que comecar a ebulicao conte 3 minutos e retire do lume.Entretanto bata e passe numa rede fina as gemas,coloque uma colher da calda nas gemas e bata,coloque novamente mais 2/3 colheres e mexa novamente,(isto vai evitar que as gemas cozam e fiquem "farfalhudas" assim que se juntarem a calda)coloque a calda novamente ao lume a junte as gemas,tem que se ter em conta que nao se pode parar de mexer nunca ( evitar que se cole as paredes e fundo do tacho, e se isto acontecer, ter o cuidado de mudar de tacho e nao raspar o fundo do primeiro tacho para evitar que o creme fique com sabor de queimado)ate ter a consistencia desejada,apos feito o doce de ovos retire para um outro recipiente para parar a cozedura.Reserve.

Montagem do bolo:

com ajuda de fio de cozinha,fio dental ou mesmo uma faca e uma mao certinha, corte o bolo ao meio ( pessoalmente eu prefiro o fio dental,comeco por fazer uma marcacao a toda a volta do bolo com uma faca e depois entrelaco o fio dental e separo as duas partes do bolo com cuidado,visto que este pao de lo fica extremamente fofo).
Numa das partes do bolo coloque o creme de chocolate e tape com a outra metade do bolo.Cubra com o doce de ovos e espalhe bem com uma espatula por todo o bolo de forma uniforme. ( enquanto cobre o bolo,tenha sempre uma taca com agua quente perto. Desta forma limpa a espatula e aquece-a o que facilita o manuseamento do doce,acaba por o espalhar de uma forma facil,uniforme e fica com um aspecto brilhante).



Por fim decore a gosto,eu coloquei somente com amendoa picada e chocolate granulado a toda a volta, algumas flores de acucar e cerejas em calda.

4 borboletas:

risonha disse...

gostei da dica do fio dental para dividir o bolo ao meio.
esta receita é fantástica e o bolo tem um aspecto delicioso.

Isabel Salvador disse...

que lindo bolo de aniversário,jinhos grandesssssssssssss

Rico disse...

Fio dental divide muita coisa mas bolo é a primeira vez que oiço lol.. agora fora de brincadeira esse bolo esta espectacular. yum yum brigada por partilhares xx

Rico disse...

que belo pão de lo e como eu me lembre de eles serem quando eu era puto. estou de boca aberta a salivar de momento aarrr droooll ...desculpem caiu um pouco para o teclado..:D